Dia Nacional do Pecuarista

No dia 15 de julho comemoramos o Dia Nacional do Pecuarista, um dos parceiros da nossa empresa. O pecuarista é responsável por administrar a sua propriedade rural, uma vez que a pecuária corresponde a qualquer atividade ligada a criação de gado.

Os dois tipos de pecuária

  1. Pecuária de corte: destinada para a criação de rebanhos visando a produção de carne para o consumo humano. Esse tipo de pecuária pode ser classificada em dois tipos – intensiva e extensiva -, a primeira cria-se o gado preso com rações específicas com o objetivo de carnes macias e o segundo cria-se o gado solto, porém a carne já é considerada mais rígida.
  2. Pecuária leiteira: destinada a produção de leite e seus derivados como queijos, manteigas, etc, em sua maioria para indústrias de laticínios.

A pecuária leiteria no Brasil é comum a produção através de cooperativas, nas quais vários pequenos produtores se reúnem para obter mais financiamentos a conseguir preços melhores no mercado.

São os pecuaristas que levantam cedo todas as manhãs e alimentam o mundo. Eles estão sempre presentes na sua propriedade rural e são responsáveis por verificar a o peso do rebanho, seu desenvolvimento e também de toda a infraestrutura da fazenda.

Por isso, pecuaristas de sucesso procuram alcançar seus objetivos, têm orgulho da sua profissão e procuram sempre uma educação continuada.

Fontes Consultadas:

Wikipedia