Por que 75% dos bezerros vem a óbito quando não recebem o colostro logo após seu nascimento?

O colostro é a secreção da glândula mamária produzida nas primeiras 24 horas após o parto. Em outras palavras, podemos entender que o colostro é uma secreção secretada imediatamente na primeira ordenha após o parto e é fundamental para o desenvolvimento dos bezerros.

colostro bovino em copo

A importância do colostro

O colostro contém altos teores de sólidos, proteína, gordura (energia), minerais e vitaminas, que garantem um desenvolvimento inicial mais saudável, além de conter as imunoglobulinas, que são anticorpos que integram o sistema de defesa do organismo do neonato.

Por isso, podemos considerar que a função mais importante do colostro para os bezerros é fornecer anticorpos (células de defesa) para o seu organismo. O que para alguns pode ser novidade é que  estas células de defesa não passam pela placenta da vaca e, em função disso, todos os bezerros nascem sem uma defesa consistente contra bactérias, protozoários e vírus causadores de doenças.

Assim, a transferência dessas imunoglobulinas para os bezerros tem o papel de estabelecer a imunidade passiva, principal barreira do sistema imune no início da vida dos bovinos.

A reserva energética do bezerro nos primeiros dias de vida é constituída também basicamente pela gordura proveniente do colostro e as proteínas auxiliam o desenvolvimento corporal do animal e ele influencia até mesmo no desenvolvimento do trato gastrointestinal.

Porque bezerros ficam doentes ou morrem se não receberem o colostro adequadamente?

Em uma matéria para demonstrar a importância do colostro na MilkPoint foi observado que: “[…] pesquisadores realizaram um experimento onde um grupo de bezerros recebeu colostro e depois foi “contaminado” com bactérias (E. coli), enquanto outro grupo primeiramente recebeu as bactérias e só depois o colostro. O grupo que recebeu o colostro em primeiro lugar não ficou doente e nenhum bezerro morreu, enquanto que no grupo que inicialmente recebeu as bactérias para depois receber o colostro praticamente todos os animais ficaram doentes e 75% veio a óbito”.

Isso é devido ao fato de que o colostro é vital para o bezerro, uma vez que seu organismo depende dele para se fortalecer e combater as doenças oriundas de protozoários, vírus e bactérias. Para maximizar sua eficácia, é fundamental garantir o suprimento adequado em relação a quantidade e qualidade.

O que pouca gente sabe é que existe uma janela de tempo onde acontece a máxima absorção dos componentes do colostro. Isso acontece porque as células intestinais do bezerro apresentam melhor capacidade absortiva nas primeiras horas de vida. Por isso, a colostragem deve ser feita nas primeiras 6 horas de vida do bezerro.

Normalmente recomenda-se que seja administrado o correspondente a 10% do peso vivo. E também, o ideal é que ele seja fornecido pela mamada natural ou mamadeira e em alguns casos por sonda.

Empresa lança colostro bovino em pó no Brasil - Revista Globo ...

Fatores que influenciam na qualidade do colostro

Há diversos fatores que influenciam na composição do colostro como: a genética da vaca, sua idade, a concentração de imuniglobulinas e o período seco. Por isso, temos o Programa Saúde de Úbere e o Programa de Bem-estar Animal que auxiliam nesses processos.

Fontes Consultadas

MilkPoint – José Roberto Peres, Engenheiro Agrônomo e Mestre em Ciência Animal e Pastagens

PRODAP