A mentalidade gerencial como fator para a variação da CCS no tanque

Você Sabia que 47% da variação da CCS no tanque é devido ao fato humano?

black and white dairy cow on green grasses during daytime

Na pecuária leiteira, a contagem de células somáticas (CCS) é um fator importante para mensurar o impacto do fator humano sobre o resultado da qualidade e segurança do leite. Não é de hoje que entendemos que o sucessos dos negócios depende da liderança, do gerenciamento e dos conhecimentos adquiridos ao longo do processo.

Quando falamos do impacto da CCS dentro da pecuária de leite, queremos dizer que as células somáticas acima do normal que são eliminadas no leite quando a vaca está com um processo de infecção (mastite), pode ser relacionada com o fator humano, apesar de suas causas serem multifatoriais.

mastite

A mastite pode ser relacionada com o fator humano quando há uma intensidade maior do que o esperado, já que medidas preventivas de mastite já estão bastante difundidas e há programas específicos para a sua prevenção e controle.

mastite

Assim, foi feito um estudo pela Clínica do Leite em 2014, sobre as características de rebanhos com baixa CCS e rebanhos com alta CCS. Foi concluído que, apesar da maioria das pessoas pensarem que a variação de CCS no tanque seja devido ao tamanho da propriedade, do tempo de casa dos empregados, do equipamento de ordenha, da genética dos animais e do próprio sistema de produção, na verdade, isso se relaciona com o fator humano.

O que diferencia rebanhos com baixa CCS de rebanhos com alta CCS é:

  • Se o proprietário tem orgulho do negócio;
  • Se o leite representava a maior porcentagem de sua renda total;
  • Se o produtor percebia-se capaz de resolver os problemas relacionados a mastite;
  • Se as perdas devido a mastite eram claras para ele;
  • Se esta se relacionava bem com seus empregados;
  • Se há uma instrução ao produtor;
  • Se ele possui uma participação ativa na rota de ordenha.

Isso tudo se configura como mentalidade gerencial.

Aqui na Lac Consultoria, sempre prezamos pela qualidade e segurança do leite. Por isso, nosso Programa de Saúde do Úbere visa trabalhar pessoas com um trabalho de capacitação, liderança e gestão a vista . Nós entendemos que a mentalidade gerencial é um dos fatores fundamentais para o sucesso do negócio na pecuária do leite e para garantir a qualidade e segurança do leite para todos.

Fontes Consultadas:

Clínica do Leite

MilkPoint