Dia Internacional das Cooperativas

No dia 4 de julho, celebramos o Dia Internacional das Cooperativas, parceira fundamental do ramo do leite e também da Lac Consultoria. O cooperativismo é um preceito que indica a colaboração e a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses. O objetivo do cooperativismo é adquirir vantagens comuns para suas atividades econômicas.

O que é uma cooperativa?

Cooperativa é uma organização constituída por membros de determinado grupo econômico ou social que objetiva desempenhar, em benefício comum, determinada atividade.

Premissas do cooperativismo:
  • Identidade de propósitos e interesses;
  • Ação conjunta, voluntária e objetiva para a coordenação de contribuições e serviços
  • Obtenção de resultados útil e comum a todos

Dia do Cooperativismo

A primeira celebração do Dia do Cooperativismo foi no ano de 1993. Comemorado sempre no primeiro sábado do mês de julho com um confraternização de todas as pessoas ligadas ao cooperativismo. Entretanto, oficialmente, a data só foi criada em 1994.

Nesse sentido, o Dia Internacional do Cooperativismo é o momento ideal de sensibilização dos jovens sobre o caráter empreendedor do cooperativismo e seu papel social. Por isso, a origem dessa comemoração tem, também, o objetivo de mostrar a toda a sociedade os benefícios, valores e princípios da atividade cooperativista.

O Dia do Cooperativismo é uma comemoração apropriada para trazer a maior uma aproximação com a sociedade, o governo e outras instituições. 

Onde o cooperativismo atua

Atualmente, o cooperativismo atua diretamente sobre as relações econômicas, com o objetivo de reduzir os custos de produção e ter melhores condições de preços e prazos.

O cooperativismo no Brasil

A atividade cooperativa no Brasil, surgiu com a criação de um estado cooperativo pelos jesuítas. Nessa época, entendia-se que um estado cooperativo era fundamentado no trabalho coletivo, no qual o bem-estar coletivo sobrepunha aos interesses econômicos na produção. Esse movimento cooperativista ingressou principalmente nos sertões do Paraná e teve com base o modelo europeu.

Nos dias de hoje, a atividade cooperativa no Brasil, estão presentes na agropecuária, na saúde, na educação, nos sistemas de habitação, na forma de cooperativas de crédito, no consumo, nos serviços, na eletrificação e nas telecomunicações. 

Cooperativismo – confiante em um Brasil mais forte - Portal do ...

O símbolo do cooperativismo

Veja também

Cooperar bom negócio/Cooperativa
Fontes Consultadas:

Calendário BR

Sebrae