Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 05 de Junho e adota uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes. O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 na Assembleia Geral das Nações Unidas, na data que marca a abertura da Conferência de Estocolmo. Nessa Conferência, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e apresentou a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, que propõe princípios que visam à melhoria da preservação do meio ambiente.

O ar que respiramos, os alimentos que comemos, a água que bebemos nos torna mais dependentes da rede interconectada da natureza e do seu delicado equilíbrio do que imaginamos. Tudo o que torna possível vivermos vêm da natureza. Entretanto, os seres humanos são os principais responsáveis pela poluição e perda da biodiversidade, cabendo a nós mesmos tomar medidas que impeçam nossos próprios impactos de atingirem de maneira irreversível o meio ambiente. 

Nesse momento singular, a natureza está nos mandando uma mensagem. Ela está nos mostrando que a nossa vida como conhecemos está à beira de um colapso. Por isso, esse dia foi criado com o objetivo de conscientizar a respeito da importância de preservar os recursos naturais.

Importância desse dia

Espera-se que, com o Dia Mundial do Meio Ambiente, todos nós fiquemos informados sobre os impactos do homem no planeta e, assim, adquira uma postura consciente e ao mesmo tempo crítica sobre seus próprios impactos em relação ao uso dos recursos naturais.

Também é importante para lembrar a população e os governantes sobre a importância da preservação dos nossos recursos naturais e da necessidade de leis que garantam um desenvolvimento sustentável.

Para que essa conscientização aconteça, a cada ano um tema é debatido ao redor do mundo e ainda são realizadas campanhas que mobilizam toda a sociedade.

Como você pode ajudar o meio ambiente

Há diversas ações individuais bastante simples e se cada uma fazer sua parte, todos nós podemos contribuir para um presente e futuro promissor para todos.

Por isso, separamos algumas dicas importantes para preservar o meio ambiente:

  • Economize água e energia;
  • Reaproveite e recicle;
  • Não desperdice alimentos;
  • Participe de campanhas de responsabilidade socioambiental;
  • Conscientize as pessoas ao seu redor sobre os impactos do ser humano no meio ambiente.

A Lac Consultoria

A Lac Consultoria lembra esse dia com uma postura ativa em relação aos problemas ambientais existentes e reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade. Esse Dia Mundial do Meio Ambiente é a #horadaNatureza.

Fontes consultadas

Organizações das Nações Unidas

Mundo Educação