Dia Mundial do Leite, seus benefícios e importância de consumir

Pode-se dizer que o leite é o primeiro alimento do homem e um dos mais completos, pois ele possui proteínas de alta qualidade, elevado percentual de cálcio e outras substâncias bioativas, como enzimas, fatores de crescimento, hormônios e citocinas. Todos esses componentes reforçam a importância do leite como alimento diário fundamental. 

No dia 01 de junho celebramos o Dia Mundial do Leite, um alimento de grande importância na vida humana. Essa data foi criada para incentivar o consumo de lácteos à população mundial pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura reconhecendo o leite como alimento global. 

leite em copos

Além disso, no Brasil, essa data ganha cada vez mais força diante da importância do leite para a economia do país. A cadeia produtiva do leite gera emprego e renda, sendo um dos produtos mais importantes da agropecuária brasileira. A indústria de laticínios tem potencializado o valor nutritivo do produto com a adoção de tecnologias que melhoram a eficiência do uso dos fatores de produção. E o melhoramento da genética de nossos rebanhos leiteiros, na alimentação e na saúde animal, tiveram importantes participações nesta evolução. 

leite de vaca na garrafa

Comemorar este dia é de fundamental importância para que se crie uma consciência dos benefícios que o consumo deste alimento natural pode proporcionar. Entretanto, ao mesmo tempo em que o leite é essencial para a vida do homem, a falta de cuidados pode causar riscos à saúde, devido à veiculação de micro-organismos patogênicos. E é por isso que separamos as principais características do leite e seus benefícios.

Características organolépticas do leite:

Sabor: O leite fresco possui um sabor levemente adocicado e agradável, devido essencialmente a alta quantidade de lactose. 

Odor: O leite possui odor suave, levemente ácido, e lembra mais ou menos o animal que o produziu e ele recém-ordenhado tem um odor relacionado ao ambiente de ordenha, que desaparecem logo depois.

Cor: A cor característica do leite (branco-amarelada opaca) é devido principalmente à dispersão da luz pelas micelas de caseína, sendo que glóbulos de gordura dispersam a luz, mas pouco contribui para a cor branca do leite. A cor amarelada do leite e devido a substâncias lipossolúveis (caroteno e a riboflavina).

Aspecto: O leite deve ter o aspecto líquido, homogêneo, formando uma camada de gordura na superfície quando deixado em repouso. Não pode conter substâncias estranhas, devendo estar sempre limpo.

mulher segurando uma garrafa de leite

Características higiênicas do leite:

A qualidade do leite inicia-se na fazenda, sendo necessário ordenhas com condições higiênicas e animais saudáveis. Na industrialização, distribuição e comercialização do leite a qualidade do leite deve ser mantida.

As principais causas da perda da qualidade do leite estão relacionadas à saúde e ao manejo dos rebanhos. Atualmente, o Ministério da Agricultura exige que a ordenha seja mecanizada e que o leite seja armazenado em tanques de expansão, como forma de evitar que o consumidor tenha doenças como tuberculose, brucelose e outras.

Ordenha de vaca

5 benefícios comprovados do leite:

  1. Bom para os ossos e dentes: Isto ocorre porque a bebida é rica e cálcio, nutriente essencial para a saúde dos ossos e dentes, Além disso, o alimento conta com a vitamina A, necessária para o crescimento e desenvolvimento dos ossos e vitamina D, que ajuda a aumentar a absorção de cálcio pelo intestino.
  2.  Previne osteoporose: O leite ajuda a prevenir esta doença por conter boas quantidades de cálcio e também por ter vitamina D.
  3. Proporciona bem-estar: O leite conta com triptofano. Trata-se de um aminoácido que proporciona a sensação de calma e bem-estar.
  4. Previne diabetes tipo 2: Estudos apontam que a redução do cálcio e da vitamina D no sangue aumentam o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2. Por isso, o consumo do leite, que é fonte de cálcio, e ainda possui vitamina D, é uma boa forma de prevenir esta doença.
  5. Ajuda a emagrecer: Isto é devido ao fato de que na na falta de cálcio, há uma tendência maior para que as células reduzam a queima de deus estoques de gordura.
criança tomando leite

Quantidade recomendada de leite:

Para suprir as necessidades diárias de cálcio, 1000 mg, a orientação é consumir três porções de lácteos por dia. É bom variar entre essas fontes, por isso, a pessoa pode ingerir, por exemplo, um copo de 200 ml de leite, uma fatia de queijo de 50 gramas e um iogurte.

Contraindicações:

O leite de vaca não é indicado para as crianças antes dos dois anos de vida. 

O alimento também não é recomendado para pessoas que têm intolerância à lactose.

Recomendações:

O leite é um alimento essencial para a vida humana e para todos os mamíferos, sendo de suma importância para saúde. Entretanto, vale ressaltar que este alimento deve ser obtido com condições higiênicas, sanitárias e nutricionais seguras e adequadas de forma que não prejudique o consumidor. Por isso, a Lac Consultoria tem a missão de ajudar a melhorar a qualidade e segurança do leite.

Na hora de comprar o leite, é necessário que o consumidor tenha em mente a segurança do produto. Somente o leite que passou por tratamento adequado desde a fazenda até a plataforma e foi oficialmente inspecionado é seguro para o consumo.

Fontes consultadas:

Datas Comemorativas

Leite: benefícios, nutrientes e importância de consumir

Características do leite