Estima-se que a acuidade visual do bovino é 1/50 da do humano (em qualidade de imagem)

A vista é o órgão dos sentidos dominante e o responsável por 50% do total de informação sensorial que o bovino recebe.

No entanto, há diferenças significativas entre os olhos dos bovinos e os nossos, tomando em conta que os herbívoros evoluíram como animais que pastoreiam; e era aí onde seus principais predadores os atacavam e portanto seus olhos estão adaptados a sobreviver nesse entorno.

A maioria dos ruminantes tem uma cobertura reflexiva no fundo de seus olhos, que atua como um intensificador da luz que penetra no olho. Por isso, estima-se que um bovino pode ver quatro vezes melhor que um humano sob condições de baixos níveis de iluminação.

As pupilas são de forma oval, alongadas e em posição horizontal. Este tipo de pupila os permite ter um campo de visão horizontal muito amplo, pois um bovino que se encontra pastando (com a cabeça baixa e o focinho quase no nível do solo) pode ver praticamente 360 graus a seu redor.

Os portões e cercas construídos com tubos verticais são mais efetivos, pois evitam que os bovinos tentem passar por cima. Isso acontece porque as linhas verticais são mais visíveis para eles.

Na percepção das cores, Os estudos revelam que os bovinos podem ver com maior facilidade cores de comprimento de onda longa ou intermediária. Em ordem descendente, laranja > vermelho > amarelo/verde > amarelo. Têm bastante dificuldade para distinguir as cores como o azul, cinza e alguns verdes.

Imagem real
Como os bovinos veem

Saber como os bovinos veem se torna importante quando manejamos o gado durante as atividades cotidianas da produção leiteira. Por exemplo, levar as vacas para a sala de ordenha, encher a sala, travar o gado para manejo reprodutivo, mudar as vacas de um lote a outro, etc.

Fonte Consultada:

TechLine: Como os bovinos veem e ouvem? ABS Global, Inc.