Parceria para melhorar qualidade do leite

Pareceria entre o Sebrae Goiás e a Cooperativa Mista de Produtores de Leite de Morrinhos (Complem) vai levar o programa Sebratec para os produtores rurais associados à cooperativa. O principal objetivo do projeto é melhorar a produção e, consequentemente, a qualidade do leite. O acordo foi firmado em agosto, durante a Feira Tecnoleite, em Morrinhos (a 125 km de Goiânia), e as consultorias devem começar efetivamente em outubro.
Para o gestor da regional do Sul do Sebrae Goiás, Amarildo Vieira, ajudando a alavancar a qualidade do leite, a instituição contribui também com o crescimento da qualidade de vida dos associados que, mais qualificados, podem ser melhor remunerados futuramente. O projeto vai funcionar por meio de consultorias, disponíveis a todos os cooperados da Complem – mais de quatro mil. Segundo Amarildo, a expectativa é a de que inicialmente, pelo menos 200 cooperados sejam beneficiados.

INOVAÇÃO

O Sebratec é um programa que tem como principal objetivo levar inovação para dentro do pequeno negócio por meio da aproximação entre o empreendedor e os prestadores e os prestadores de serviços tecnológicos. Entre os benefícios do programa estão consultoria para identificar as necessidades e prioridades, acompanhamento para assegurar melhores resultados e garantia de melhor relação custo benefício do investimento em inovação e tecnologia.
Segundo o representante da LAC Consultoria, credenciada ao Sebraetec, Lomanto Moraes, a produção na fazenda leiteira tem como características a diversidade de procedimentos, a heterogeneidade de sistemas e diferentes escalas de produção. “Todos esses elos da cadeia produtiva do leite devem se mobilizar para atender as novas demandas do mercado.”
Pensando nisso, a parceria disponibiliza aos cooperados a oportunidade de receberem certificado do programa Boas Práticas na Fazenda, que garante a cada propriedade o reconhecimento pelos procedimentos adequados praticados e a consultoria para que alcance os melhores índices de qualidade, segurança e sustentabilidade.
O foco da consultoria é auxiliar os produtores no enfrentamento aos desafios pertinentes à atividade, como a saúde da glândula mamária (mastite), a qualidade microbiológica do Leite (CBT), as ocorrências de inibitórios e a qualificação da maão de obra, entre outros.

Data da Publicação: Setembro/2014;
Veículo: Jornal SEBRAE